O que Eu Aprendi na Hillsong Church

O que Eu Aprendi na Hillsong Church


Chegamos à Austrália em 2006 e mesmo não conhecendo muito bem a Hillsong (ao contrário da maioria dos brasileiros cristãos evangélicos que aqui chegam) foi esta a igreja que escolhemos para congregar desde nossos primeiros meses em Sydney. Apesar do ambiente bastante descontraído e diferente de tudo que já havíamos visto em uma igreja até então, não foi isso que nos cativou a continuar ali nossa caminhada com Deus. De fato, o que semana após semana nos levava ali durante os primeiros meses era a palavra, na maioria das vezes bastante edificante e muito bem ministrada. Foi isso que nos levou, mas não foi somente isso que nos fez  continuar ali até hoje, exatamente 6 anos depois.

Hoje, após alguns anos ali, seja como membro assistindo os cultos e participando dos eventos ou como voluntário servindo na área de TV&Media da Hillsong, aprendi coisas muito importantes que me serviram de exemplo para o que entendo como ministério, como acredito que seriam de grande ajuda para outras igrejas. Não quero aqui de modo algum sugerir que o modelo da Hillsong seja copiado, mas algumas das visões da igreja sem dúvida servem para inspirar e contribuir para igrejas em qualquer lugar do mundo.

O que Eu Aprendi na Hillsong Church

São muitas coisas que aprendi na Hillsong ao longo dos anos, mas aquelas que acredito que podem inspirar igrejas brasileiras são.

Vale a Pena Arriscar

No Brasil existe uma espécie de clubinho dentro das igrejas. Cada pessoa responsável por uma área da igreja, seja a cabine de som, a arrumação do local ou até a ministração do louvor vê este serviço como seu “território” e assim esta pessoa acaba sendo uma espécie de porteiro do ministério decidindo quem pode ou não servir com ele naquela área específica. A seleção de pessoas para servir em determinadas áreas se torna mais difícil a medida que a função possua uma maior projeção. Além disso a pessoa que deseja servir precisa estar devidamente capacitada de acordo com certos padrões “espirituais” e técnicos para função.

Na Hillsong isso dificilmente acontece. Obviamente que em certas funções como pastoral a primícia é semelhante, mas qualquer um é livre para servir na maioria das áreas da igreja. Este serviço se deve muito mais à uma necessidade da igreja do que de uma capacitação do membro.

Brian Houston, o pastor senior da Hillsong disse que ele aprendeu que vale a pena arriscar nas pessoas e em 95% das vezes estas pessoas não decepcionam. Sendo assim, vale mais a pena arriscar em alguém que tem 95% de chance de crescer e colaborar com o ministério, do que não o fazer com medo dos 5% que acabam decepcionando de alguma forma.

A pessoa que possui abertura para servir no ministério acaba se identificando cada vez mais com a visão da igreja e contribuindo assim para que ela cresça.

Não É Pecado Ser Profissional.

Quando você monta um negócio você quer usar as melhores ferramentas disponíveis para que seu negócio seja bem sucedido. A igreja não é um business, mas nem por isso ela precisa deixar de ser profissional. Uma igreja bem sucedida é aquela que é eficiente em proclamar o evangelho de Jesus e impactar vidas. Muitas vezes recursos digitais e estratégias podem ajudar sua igreja a alcançar mais vidas para Cristo.

A Hillsong faz um bom uso destas ferramentas e isso não se resume apenas à panfeltos ou interação nas mídias sociais, mas também utilizando os melhores talentos para que a mensagem seja pregada eficientemente e com maior abrangência. Dos convites à iluminação tudo ali é feito com bastante dedicação e profissionalismo buscando o propósito de alcançar vidas.

Ser profissional não significa não confiar em Deus, muito pelo contrário, por confiarmos em Deus podemos em amor usar de maneira eficiente nossos melhores talentos para a proclamação da causa de Cristo.


Vídeo da Hillsong promovendo o Colour Conference, a Conferência para mulheres da igreja

COLOUR 2012 \ A REVOLUTION OF PEACE from Hillsong Church on Vimeo.

Você é Parte de uma Comunidade

Pregar o evangelho é o foco da igreja, mas por amor à Cristo a Hillsong busca ajudar e comunidade à sua volta. Para isso a igreja possui uma área especializada chamada Street Teams para todas as semanas buscar atender as necessidades da comunidade ao redor.

Aos finais de semana voluntários visitam as casas de pessoas carentes ajudando na limpeza da casa, arrumação, cuidados especias, lavando louça e até cortando a grama. Além disso o Street Teams ajuda gratuitamente na reforma de hospitais e estabelecimentos públicos do bairro.

No natal eles possuem um projeto chamado Stuff the Bus em que pessoas desprovidas financeiramente enviam para igreja o presente que gostariam de dar para seus filhos, mas não podem.  Estes pedidos vão para uma árvore de natal dentro da igreja e membros podem escolher qual pedido eles querem atender. Além disso o Stuff the Bus recolhe doações de alimentos para garantir o natal de famílias carentes. Estas são apenas algumas das atividades que a igreja exerce na comunidade. Isso sem contar a contribuição missionária que a igreja faz durante todo ano ajudando projetos missionários na África, Índia e outros países.

Visão da Igreja


Pastor passando a visão da igreja

Para que você possa colaborar efetivamente com sua igreja você precisa acreditar na mesma visão. A visão geral de qualquer igreja é pregar o evangelho, mas a maneira que ela faz isso, o modo como ela trabalha e as prioridades para cada ano diferem de igreja para igreja.

Todos os anos a Hillsong realiza o Vision Sunday em que a igreja apresenta aos membros a visão da igreja para o próximo ano.

Por que a visão é importante? A visão cria as diretrizes para o ano seguinte e apresentando a visão a igreja consegue saber quem estará a bordo da visão para o próximo ano, além de conseguir voluntários para juntos trabalharem pela mesma causa.

Ensino é Fundamental


Formatura do College da Hillsong

A igreja possui um College interno chamado Hillsong College e uma parceria com uma universidade (onde eu e minha esposa estudamos). Tanto o college como a universidade são instituições bastante sérias e que procuram dar uma visão bastante ampla para seus alunos sobre o evangelho, a igreja, teologia e até aspectos sociais.  Os professores são em sua maioria pessoas basntantes capacitadas, estudiosos e comprometidos em preparar os estudantes.

Através do College e da Universidade a Hillsong ajuda na formação de líderes para plantar ou cuidar de igrejas em todo mundo. Este é o maior foco do College, não apenas capacitar os membros para serviços dentro da igreja, mas principalmente preparar pessoas para servirem sua igreja local em outras cidades ou países.

Pastores Convidados


T.D.Jakes pregando na Hillsong

Dificilmente consigo me lembrar de alguma semana em que não houvesse algum pastor convidado pregando em um dos cultos da igreja. Mais que isso, raramente os pastores convidados se repetem. Pastores convidados levam novas idéias e ensinos para a igreja a permitindo crescer como um todo. Se a igreja possui apenas pregações de pastores e membros internos a tendência é que ela acabe se limitando dentro de uma visão.

A constante visita de pastores permite que a igreja receba ensinos diferenciados aumentando o conhecimento e ajudando na criação de novos conceitos e idéias. Contudo não basta levar qualquer pastor, é necessário uma seleção de pastores que pregam e vivem verdadeiramente a palavra. Já vi ouvi por lá alguns pastores como T.D.Jakes, Joel Osteen, Joyce Meyer, Israel Houghton, Marcos Witt, Jesse Duplantis, Loui Giglio, Jentezen Franklin, entre outros.

Além disso, às vezes outros cristãos, não pastores também são convidados para falar não no domingo, mas em eventos especiais no meio da semana como aconteceu ano passado com o Bear Grylls da série de TV Man vs Wild.

Muita Diversão

Quem disse que a igreja precisa ser aquele momento chato de domingo? A Hillsong provou que a igreja pode ser divertida sem deixar de ser comprometida. A cada semana algo novo, divertido ou interessante acontece na igreja que vão desde brincadeiras engraçadas no palco, pregações criativas, uso de recursos audio-visuais na pregação da palavra, até bolas gigantes e chuvas de papel prateado durante o louvor numa prova que é possível se divertir enquanto se louva e busca a Deus.


Vídeo da Hillsong para promover o audition para o Cristmas Spectacular

Hillsong Christmas Spec Auditions – The Gingerbread Man from Hillsong Church on Vimeo.

Sem Medo de Ser Criativo


Christmas Spectacular (Festival de Natal) que acontece todo ano na igreja (com direito a papai noel no final)

A Hillsong é a prova de que a igreja deve abraçar e incentivar a criatividade. Todos os meses algo novo está acontecendo na igreja e isso invariavelmente é convertido em novas pessoas conhecendo a Jesus. Na páscoa eles lançaram a campanha †=Love em que eles deram aos membros um cartão escrito †=Love onde havia um convite à celebração de páscoa na igreja. Contudo você deveria entregar este cartão da seguinte forma. Se você estivesse em um café e uma pessoa pedisse um café você se ofereceria para pagar pelo café e entregaria este cartão, uma alusão à Jesus que se entregou por nós, mostrando o significado da páscoa.

No cartão também havia o endereço de um site, neste site centenas de pessoas de toda a Austrália colocaram seus depoimentos de como foram abordadas por um estranho que pagou seu café, seu almoço, seu supermercado ou quaquer outra coisa e iam ao site agradecer pelo gesto. Esta campanha foi muito legal e muito bem sucedida.

Como esta existem várias outras campanhas criativas dentro da igreja, mostrando que vale a pena investir em criatividade.

Sem Conceitos Equivocados

Muitas vezes a igreja pode cair na idéia de que tudo é pecado ou que tudo precisa ser consagrado para servir a igreja. Uma das cantoras mais ativas na Hillsong durante alguns anos foi Brooke Fraser. Brooke não cantava apenas na igreja aos domingos, de fato ela é uma cantora bastante famosa no meio secular com músicas dela entre os primeiros lugares das rádios australianas, da Nova Zelândia e até Reino Unido.


Brooke Fraser – You’ll Come (Hillsong)

Sua carreira secular não a impediu de ter sido uma das cantoras principais da Hillsong, ter composto músicas dos CDs da Hillsong e estar presente cantando em vários CDs e DVDs da igreja. O talento dela é tão empregado na igreja cantando músicas de sua autoria como “I’ll Exalt You”, e uma das minhas preferidas “Hosanna”escrevendo clássicos como “None but Jesus” e “You’ll come” cantando outras músicas como Break Free e Like an Avalanche ao mesmo tempo que fazia sucesso no meio secular com músicas como “Something in the Water”.


Brook Fraser – Something in the Water (Seu trabalho secular)

Estas são algumas coisas práticas que aprendi nestes 6 anos de Hillsong. Preferi focar em aspectos mais práticos e objetivos neste posto ao invés de aspectos espirituais ou subjetivos.

Espero alguma coisa desta experiência que vivi e vivo aqui possa servir de inspiração para você ou sua igreja. Contudo vale lembrar que não é sábio copiar qualquer coisa, apenas se inspirar com o objetivo não de atrair membros, mas sim de anunciar o evangelho de Jesus.

God Bless You All

     

Categories

23 Comments

Add yours
  1. 1
    Marcia Percival

    Hi Jerry & Michelle,
    Amei este website de vcs, e cheio de alegria em Deus, tudo que li me trouxe alegria, Deus esta urgindo vcs pra um trabalho lindo, continue a inspirar muita gente a vir pra Jesus e quebrar preconceitos.
    Deus abencoe seu novo projeto.

  2. 4
    Dayana Evelyn

    Oi Jerry, fiquei mais empolgada ainda lendo sua ”reportagem”. Vou pro hillsong college o ano que vem, e ao mesmo tempo de eu estar empolgada estou com um pouco apreensiva. Tenho procurado muito no google e até mesmo em site de relacionamentos pessoas que ja foram ou que vivem na hillsong college. Se nao for pedir muito, gostaria que voce me adicionace ao face, pois gostaria de saber melhor como funciona, moradia, e custo de vida ai na Australia. Obrigada por me ajudar, Dayana.

  3. 8
    Lilian Oliveira

    Hi Jerry & Michelle, estou impactada com tudo que li aqui agora, sonhos que ardem em meu coração já algum tempo de fazer o diferencial como igreja de Jesus Cristo aqui na terra e Hilsong Church é uma inspiração para mim, tudo feito tudo com muito zelo e Excelência.
    Sou publicitária, design e fotógrafa, decidi entregar tudo que eu sei para o Senhor e fazer exatamente como deve ser feito o dando o meu melhor, sempre tive o desejo de desenvolver o meu trabalho para o reino, e vi que era possível, assim que Deus confirmou. Sou do Brasil, trabalho na igreja como design e sou líder do dp. de mídia, estou aplicando coisas criativas e novas, venho algum tempo estudando um pouco sobre Hilsong Church. Gostaria de saber se na igreja existe algum curso dado para Brasileiros aplicarem conceitos de desenvolvimento, ou planejamento de mídia ou algo do tipo, ai na igreja ou aqui no Brasil se tiver? Podem me informar caso tenham alguma informação? Grata! Deus o abençoe mais e mais.
    Segue meu e-mail e o site de nossa igreja 😉

  4. 9
    Darlan

    Amigo, lindo post! Tenho muita vontade de um dia visitar esta igreja, um de meus sonhos. Deus continue abençoando a você e a toda sua família!

  5. 10
    Jailson

    Jerry e Michelle, primeiramente, uma confissão: não sei como mas ALGUÉM me trouxe a este espaço.

    Estou vibrando por descobrir voces e, também, por ter a oportunidade de saber coisas importantes sobre o lugar e a igreja que um dia quero conhecer. Naturalmente, a curiosidade vem à tona e aí começam a surgir muitas inquietações sobre a cidade, o país, a igreja, as pessoas, o viver, o trabalhar, enfim, coisas que fazem parte da cultura, da sociedade e por aí vai.

    Passei a me interessar pela Austrália faz mais ou menos 2 anos quando “achei” o Hillsong United num site de músicas aqui do Brasil. Incrível, mas eu não conhecia o trabalho dessa igreja e nem a música deles. Senti-me envergonhado por isso e até culpei a minha idade. Mas agora, até o meu filho (11 anos) quer conhecer a Austrália, a Hillsong Church e o Hillsong United.

    Muito bom saber do seu blog. E seus posts são fora de série. Muito bom mesmo. E que Deus continue abençoando vc e a Michelle, realizando em vcs aqueles sonhos mais nobres e tremendos que Ele já tem preparado.

    Em Cristo.

  6. 11
    Victor

    Simplesmente fantástico, fiquei muito mais empolgado do que ja estava, meus planos é ir pra Sidney daqui uns 2 anos … Teria com me Adicionar no Face pra eu tirar algumas dúvidas com você? Pode me procurar por Victor Lima Barbara … Desde já agradeço meu irmão!

  7. 12
    joao c.medeiros

    oi,graça e paz sou membro da icpb.igreja de cristo pentecostal no brasil em santo andré-sp.gosto muito da banda, inclusive o ministério yehshua.com.br.gravou em seu cd uma música dessa banda maravilhosa. a igreja não conhecia,mas pela apresentação de vcs ví e gostei da visão,em alguma coisa se asemelha à icpb santo andré.parabéns,Deus continuem levando vcs à esperiencias maravilhosas p o crescimento do reino de cristo.

  8. 13
    Isis

    Boa Tarde, estou indo fz um breve intercâmbio em Sidney em Fevereiro/2015. Gostaria de saber se consigo fz algum curso voltado pra louvor na hillslng chuch? Sou de um mininstério chamado Bola de Neve.

  9. 16
    Hermom

    Lendo seu post achei respostas que precisava. Decidi ir ver de perto tudo isso. Estarei na hillsong. Muito obrigado e que Deus abencoe voces.

  10. 17
    Everton

    Olá Jerry, tudo bem?

    Parabéns pelo blog e pelo conteúdo compartilhado!

    Como você faz parte da Hillsong, gostaria de saber quais dias da semana tem culto na unidade Hills. Você consegue me ajudar? Pois no site da Hillsong não consegui esta informação. Vou para Sidney em março de 2015 e gostaria de comparecer ao maior número de cultos possíveis. Abraços, Everton

  11. 22
    Maria d.r.araujo

    Meu filho e membro da igreja batista em Cuiaba mt e tem desejo de estudar e trabalhar,enfim,morar na Austrália. Eu gostaria que ele fosse,mas já com uma igreja certa para congregar,pois quando estamos no meio do povo de Deus,estamos em família. Esta universidades aceita alunos do Brasil?

Leave a Reply