Odiar o Pecado e não o Pecador?

Odiar o Pecado e não o Pecador?


“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. João 15:12

Uma das frases mais comuns quando alguém tenta se justificar por julgar atitudes e comportamentos de outros é: “Jesus disse que devemos amar o pecador, mas odiar o pecado”.

Apesar de muito bonita esta frase está longe de qualquer verdade teológica,
pois Jesus realmente nos mandou amar o pecador, mas nunca nos pediu para odiar o pecado. Por mais óbvio que odiar o pecado possa parecer, este mandamento nunca esteve nas palavras de Jesus ou no seu ensino aos seus discípulos.

Só existe um tipo de pecado no novo testamento inteiro que Jesus disse para lutarmos contra: O nosso.

“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” Mateus 7:3

O que Jesus nos ensina é que é com os nossos pecados, nossos erros, nosso perdão, nossa reparação, nossa misericórdia que devemos nos preocupar. Ao dizer que cada um deveria tomar a sua cruz e seguí-lo Jesus deixa claro que o compromisso é pessoal.

Quanto ao nosso irmão, amigo, parente cabe a nós apenas ajudá-lo a cada dia a carregar a sua cruz e não torná-la ainda mais pesada e olhar pare ele ou ela como Jesus, não vendo pecado ou pecador, mas sim um coração necessitado do amor de Deus.

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10

Categories

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply