Quando Tudo Parece Perdido

Quando Tudo Parece Perdido


“Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência” ~ Ester 10:3

O versículo acima é o último versiculo do livro de Esther. É com esta frase que o livro acaba; mostrando como Mardoqueu era honrado e estimado pelo seu povo. Contudo se você voltar alguns meses na história deste homem você encontrará um cenário completamente diferente. Nele, o judeu agora exaltado está amargurado, triste, condenado a morte e completamente sem esperança. Ele era como alguém para quem o mundo acabara e para quem tudo parecia perdido.

Porém, existem dois fatos bastante interessantes sobre o livro de Esther onde a história de Mardoqueu é contada. A primeira é que de um momento para o outro todas as situações são completamente invertidas. O povo condenado a morte se torna o povo temido e vencedor, a rainha tímida e submissa se torna uma mulher influente e determinada e o judeu Mardoqueu, outrora humilhado e condenado a morte, acaba sendo honrado e vê aquele que o condenara sendo morto na forca que havia construido para ele.

Mas existe outro fato ainda mais surpreendente sobre esta história. Em todo livro de Esther o nome de Deus não é sequer mencionado. Nem uma única vez. Esther parece ser um livro antropocêntrico, e além do jejum, não há práticas distintamente religiosas ou conceitos divinos em todo o livro. Deus, a oração, o sacrifício, a aliança, o templo, a Terra Prometida, bem como virtudes como amor, bondade, misericórdia e perdão não são sequer mencionados. A contradição de Ester é a presença inquestionável de Deus ao longo do livro onde Deus parece completamente ausente.

Quando Tudo Parece Perdido

“Fé é dar o primeiro passo, mesmo quando você não consegue ver a escada inteira”.
Martin Luther King, Jr.

Muitas vezes em nossa vida tudo parece perdido. Um negócio que não deu certo, um casamento que chegou ao fim, uma perda irreparável, ou até uma injustiça nos levam a pensar que não há mais solução. Mais do que magoados e entristecidos parece que a esperança se foi e não há mais expectativas sobre amanhã. Todavia, pior do que  apenas ver nosso mundo se acabando é a plena convicção de que Deus se ausentou e nos deixou sozinhos no momento em que mais precisamos.

Mas ao olhar a história de Mardoqueu vemos que Deus não precisa parecer presente para estar presente. Não precisamos vê-lo agindo para sabermos que ele está agindo. Por mais que tudo pareça perdido e você pense ser este seu fim, Deus está trabalhando nos bastidores, onde ninguém vê ou sabe o que ele está fazendo. Deus trabalha sempre em nosso favor quando esperamos em fé por ele. Como na história de Mardoqueu, não podemos avaliar o real significado de um evento e entender a mão de Deus em nossa vida até ver o resultado, às vezes muitos anos depois.

Só Deus pode transformar uma situação completamente perdida em uma vitória surpreendente. Não precisamos ver Deus agindo para saber que ele está agindo. Só precisamos esperar e confiar. É assim por toda a bíblia e não tem por que ser diferente em nossa vida.

Os israelitas também acharam que era o fim quando perseguidos pelos soldados egípicios se depararam com o Mar Vermelho. José achou que era o fim quando teve todos seus sonhos frustrados ao ser vendido como escravo por seus irmãos. Sara perdera as esperanças de ser mãe ao ver seu rosto já idoso no espelho. E os discípulos de Jesus perderam toda fé após 3 anos anos seguindo aquele a quem pensavam que iria redimir Israel ao verem Jesus ser crucificado e humilhado. Mas em cada uma destas situações, assim como na história do livro de Esther, Deus mudou completamente a situação de uma hora para outra e fez isso quando toda esperança já parecia ter se acabado.

Se tudo parece perdido agora, saiba que Deus ainda não colocou o ponto final na sua história. Esta é apenas mais uma etapa da história na qual em fé você sairá vitorioso. Você não precisa ver a vitória vindo para ter certeza que Deus já a preparou para você. Apenas aguarde e surpreenda-se da fidelidade e cuidado deste Deus que age em seu favor mesmo que pareça que ele não está ali.

Categories

3 Comments

Add yours
  1. 1
    Schubert

    Jerry muito obrigado por este post maguinifico, e exatamente o que eu estava passando neste momento, esperando angustiado uma sentença na justiça q esta demorando muito, com isso a insegurança faz a fé oscilar, e Deus e tão perfeito q coloca as pessoas certas nos momentos certos pra restaurar a fé nele. Já admirava muito seu blog Brazil Austrália, agora te admiro mais ainda.

    God Bless you and you wife always!!!

    Schubert Sans

  2. 2
    Clau

    Que texto lindo e verdadeiro. Hoje foi perfeito ler essas palavras que me encyeram de fe e confianca no Senhor.Obrigado por esse texto tao bacana.Deus continue a te usar dessa forma .

Leave a Reply