O que Significa Negar a Jesus

O que Significa Negar a Jesus


Recentemente ouvi em um podcast de um famoso teólogo cristão Americano uma pergunta enviada por uma de suas seguidoras sobre  o tema “negar a Jesus”. A pergunta foi a seguinte:

“Se por exemplo eu e minha família fôssemos capturados por pessoas que se opõe ao evangelho e eles afirmassem que cortariam a cabeça de meus filhos se eu não negasse a Jesus, o que eu deveria fazer? Não negar e deixar que decaptassem meus filhos, ou negar e ter meus filhos seguros?”

A pergunta dela se baseava na passagem de Mateus 10:32-33 em que Jesus afirma que: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.  Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”

Se tratava de uma pergunta simples, porem ingênua. mas o que me surpreendeu é que o famoso teólogo conseguiu dar uma resposta que demonstra um total desconhecimento do caráter de Cristo. Ele falou:

“Infelizmente muitas vezes podemos ser colocados em situações onde somos tentados a negar a Cristo, mas a bíblia é clara a este respeito e num momento destes devemos nos mater firmes em nossas convicções e não negarmos a Cristo, não importando o preço.”

Realmente me surpreendi pelo fato de alguém que passou tantos anos estudando o evangelho não ter a menor idéia do que seja o amor e a graça de Cristo.

Falar que Deus nos condenaria por o negarmos verbalmente diante de uma ameaça tão horrível a pessoas que supostamente tanto amamos e devemos proteger, simplesmente anula toda graça de Cristo na cruz. Eu fui perdoado não apenas de alguns pecados, mas sim de todos, includive de aparentemente “negar a Cristo”.

Negar a Cristo não tem absolutamente nenhuma relação com se declarar “não seguidor” de Jesus diante de qualquer ameaça. Quando Jesus disse que aquele que o negasse diante dos homens, Ele o negaria diante do Pai, significa que não devemos uma vez conhecendo o amor de Cristo, viver uma vida oposta ao o que em Jesus foi plantado em nós.

De outra forma, o que falar de Pedro que negou Jesus publicamente três vezes e foi perdoado e salvo e nem ao menos foi repreendido por Jesus, enquanto Judas confessou Jesus e foi condenado?

Negar a Jesus é se tornar a semente que caiu pelo caminho, que caiu nos espinheiros, que caiu em solo raso e não produziu nenhum fruto. Negar a Jesus é olhar com desprezo ao desamparado, enquanto confessar a Jesus é olhar e tratar com compaixão, mesmo o inimigo, como fez o bom Samaritano com o Judeu.

O que Jesus implica é que um verdadeiro discípulo não pode deixar de confessá-lo com sua própria vida, palavras e atitudes, enquanto o negador só pode ser alguém quem ele nunca conheceu. Porque, portanto, cada ato é apenas sintomático de quem o exerce e cada um recebe a recompensa correspondente. O confessor é confessado; o negador é negado, significando apenas que confessar a Jesus é o fruto natural de todo aquele que o verdadeiramente conheceu. Conhecer sem confessar é simplesmente impossível, portanto todo aquele que não o confessa nunca o conheceu.

Negar a Jesus é desamparar o orfão e a viúva, é buscar vingança contra nossos inimigos, é escolher a graça para nós, mas a justiça para o próximo, é não chorar com os que choram, nem se alegrar com os que se alegram, é negar o socorro quando somos capazes de socorrer, é buscar crescermos enquanto aquele que nos salvou diminui em nós, é proclamar, ainda que verbalmente, um Cristo que não tem nada a ver com Jesus. Negar a Jesus é simplesmente deixarmos claro que nunca o conhecemos.

Negar a Jesus, é deixar que as pessoas que mais deveríamos amar e cuidar sejam decapitadas. É querer a glória caprichosa de um aparente sacrifício a custa do próximo. Negar a Jesus é nunca tê-lo conhecido, pois aquele que o conhece sabe que todo sacrifício já foi feito por nós.

Categories

1 comment

Add yours
  1. 1
    Mônica Cristina da Silva

    Quando temos a convicção de que o Espírito de Deus habita em nós, saberemos que Ele, o espírito de Deus nos dará a direção certa e a resposta certa para os momentos difíceis que iremos passar nessa terra, pois a PALAVRA nos diz que somos peregrinos nessa terra e que o CONSOLADOR nos ensinarão a melhor maneira de vivermos até a volta do nosso Senho Jesus.
    Gostei muito do texto! Muitos Cristãos estão equivocados quando fazem interpretação do texto de Mateus 10. 32-33.

Leave a Reply